Ano

Empresa

Tipo de Inovação

Prémios

  • 2011
  • 2012
  • 2013
  • 2014
  • Sonae MC
  • Sonae SR
  • Sonae CC
  • Sonae IM
  • Produtos
  • Serviços
  • Processos
  • Marketing
  • Organização
  • Sonae Innovation Award
  • Chairman's Award

Resultado da pesquisa de projetos

Gerar Ideias e Conhecimento
  • 2014-GI02Ideias-1
  • 2014-GI02Ideias-2
  • 2014-GI02Ideias-3
  • 2014-GI02Ideias-4
  • 2014-GI02Ideias-5
GERIMOS E FACILITAMOS RELAÇÕES ENTRE STAKEHOLDERS INTERNOS E EXTERNOS DE FORMA A ENCONTRAR AS MELHORES SOLUÇÕES PARA DESAFIOS. CRIAMOS VALOR ATRAVÉS DA GERAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE IDEIAS CRIATIVAS E INOVADORAS.

Organizámos a segunda edição do ShineOn, um programa de recolha de ideias de colaboradores em resposta a desafios das comissões executivas da Sonae MC e da Sonae SR. Recebemos 410 ideias de 190 colaboradores; selecionadas as ideias finalistas, estas foram apresentadas pelos seus autores às comissões executivas, primeira linha e Comité de Inovação em eventos altamente emocionantes e impactantes e no final desses eventos foram escolhidas e anunciadas as ideias a implementar. Em 2014 este projeto recebeu uma menção honrosa nos Sonae Innovation Awards. 

Dada a diversidade de formas de trabalho na Sonae, criámos o conceito de BizShare Day, em que fomentamos a partilha de informação e conhecimento entre as áreas. No BizShare Day reunimos 80 colegas de 20 áreas de negócio para partilhar temas tão diversos como o desenvolvimento de produto, processos internos, marketing e secretariado. Trata-se de uma forma excelente de incentivar a adoção interna de boas práticas, levando a novos patamares de excelência.

Usamos a metodologia de CPS - Creative Problem Solving – na resolução de problemas. Nesta, pequenas equipas de colaboradores sugerem ideias criativas e disruptivas como resposta a problemas específicos sobre temas tão variados como formas de cross-merchandising, novos produtos, campanhas promocionais e processos internos. Em 2014 facilitámos 10 sessões em que 260 colegas sugeriram mais de 1400 ideias.

Em 2014 organizámos a segunda edição do CPS Day, um único dia com várias sessões CPS sobre um desafio comum a várias insígnias e no qual reunimos 1000 ideias vindas de 110 participantes. Estas sessões tiveram lugar em Lisboa e Porto e contaram com facilitação e forte envolvimento do Comité de Inovação.

A equipa de Gestão de Inovação é frequentemente convidada a dinamizar workshops estratégicas, com o objetivo de delinear novas avenidas de crescimento e de desenvolvimento interno. Em 2014 organizámos sessões de áreas tão diversas como as direções comerciais Bazar, Casa, Análise de Negócio e Gestão de Stocks e Alimentar.